A socialização infantil e o seu impacto no aprendizado

A socialização infantil e o seu impacto no aprendizado

A socialização infantil é um dos importantes aspectos que devem ser cultivados durante todo o processo de desenvolvimento cognitivo de cada criança, sendo uma parte extremamente relevante na formação da identidade e no amadurecimento psicológico.

Esse processo depende de fatores internos, como a autorregulação e condições de crescimento saudável mas, tem uma ligação direta também com aspectos externos, como por exemplo o ambiente no qual a criança está inserida e a maneira pela qual outras pessoas interagem com ela em diferentes situações.

Brincando e conversando com amigos, os pequenos podem aprender e fazer novas descobertas, estimulando a criatividade, organização, empatia entre outras habilidades.

É através desse processo de sociabilização que eles aprendem a como se comportar de maneira adequada, e passam a entender as regras e normas que devem seguir dentro de determinados espaços.

Além dos adultos, o convívio com outras crianças da mesma faixa etária é extremamente importante para a forma como cada criança passa a se identificar dentro de um contexto social. As habilidades desenvolvidas nesse período ecoarão também na fase adulta.

A socialização infantil faz parte do processo de aprendizagem e, no ambiente escolar ganha ainda mais importância, visto que passa a ser uma ferramenta para o aperfeiçoamento cognitivo.

São características como empatia, solidariedade e afetividade, que nos tornam aptos para conviver em harmonia com outros indivíduos, e que são amplamente trabalhadas nesse primeiro período escolar, juntamente com as funções motoras, a memória e com o raciocínio lógico.

O Colégio Graphein incentiva a sociabilização dos alunos, para que desenvolvam habilidades individuais e sejam capazes de conviver harmoniosamente em sociedade.

 

Tags:
No Comments

Post A Comment