Dia Nacional da Saúde – O checkup anual e o cuidado com a saúde do seu filho

Dia Nacional da Saúde – O checkup anual e o cuidado com a saúde do seu filho

Hoje, dia 05 de Agosto, é o Dia Nacional da Saúde. Viemos te perguntar, você já fez o checkup anual do seu filho (a)?

Muitas vezes acabamos deixando de lado o cuidado com a saúde por conta da correria do dia a dia. Mas, é extremamente importante manter os exames e visitas ao médico em dia.

A realização de exames de rotina auxilia na prevenção de doenças que podem se desenvolver no futuro e proporciona um crescimento saudável para as crianças.

Conheça os principais exames a serem feitos com regularidade:

 

  • Exame de sangue

Apesar de ser um exame difícil e doloroso para os pequenos, o hemograma completo é de extrema importância para a saúde, com ele é possível detectar infecções e doenças, como por exemplo, anemia.

Além de hemograma, outros exames podem ser solicitados pelo médico de acordo com a necessidade. São eles: checkup de perfil lipídico (para avaliar o colesterol), de glicemia (para avaliar o açúcar no sangue), de tireoide (T4 e TSH), de dosagem ferro sérico e de ferritina (para avaliar uma possível anemia).

 

  • Exame parasitológico de fezes

Em crianças o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, por este motivo é mais comum a chance de terem vermes. Fora isso, o contato com chão durante as brincadeiras é rotineiro, além de levarem com frequência as mãos à boca, ficando suscetíveis às infecções.

O exame de fezes investiga a presença de parasitas e protozoários no corpo.

 

  • Exame de urina

Inúmeras patologias podem ser detectadas através deste exame, não apenas as que afetam diretamente os rins e vias urinárias, mas também diabetes e doenças renais. A principal doença que podem acometer as crianças é a infecção urinária, já que a parte urinária também está em desenvolvimento.

 

  • Exames de vista

 Durante a infância, sinais como apertar os olhos para ver televisão ou ler um livro, tropeçar, cair ou esbarrar em objetos com frequência, podem indicar a necessidade de uma avaliação da qualidade visual da criança.

Para o período escolar, especialmente, será fundamental contar com o acompanhamento do oftalmologista para prevenir problemas de aprendizagem e de mau desempenho escolar decorrentes da má visão.

 

  • Exames de audição

Assim como o teste do olho para avaliar a visão, o teste da orelha também é preciso para verificar a recepção de sons.

Monitore a saúde auditiva de seu filho desde a saída da maternidade, durante a fase de desenvolvimento de fala é imprescindível o acompanhamento, já que a criança não saberá manifestar aos pais caso não esteja escutando com a qualidade necessária.

Mantenha a regularidade nos exames e idas ao pediatra do seu filho.

 

 

Tags:
,
No Comments

Post A Comment