Por que é tão importante desenvolver a criatividade desde cedo?

Por que é tão importante desenvolver a criatividade desde cedo?

Você se considera uma pessoa criativa? Isso foi estimulado desde a infância onde você estudou? Aqui pode estar a resposta!

Nos primeiros anos de vida de todo indivíduo são formadas novas conexões neurais com taxa superior a um milhão por segundo. E, com a educação criativa, o resultado disso é potencializado, já que, a exposição a um ambiente de aprendizado criativo ajuda as crianças a se desenvolverem física, social, emocional e cognitivamente.

 

O que é a educação criativa?

Trata-se de uma metodologia de ensino que possibilita que as escolas se aproximem do mundo real e das habilidades requeridas por ele.

Isso se dá com o foco no desenvolvimento e estímulo à criatividade dos alunos, ajudando-os, ainda, a tornarem-se protagonistas em seu processo de aprendizado e em sua realidade.

A aprendizagem criativa foca-se no desenvolvimento de ambientes de aprendizagem centrados em quatro pilares – seus 4 P’s:

 

  • Projetos (projects): ao invés de um período para cada coisa, desenvolvem-se projetos que mobilizam conhecimentos interdisciplinares para proporcionar um aprendizado mais imersivo e significativo ao aluno.
  • Paixão (passion): esses projetos envolvem a paixão do aluno em fazer/criar algo.
  • Pares (peers): além do professor, os próprios colegas também são fonte de conhecimento e esse é potencializado quando é compartilhado.
  • Pensar brincando (play): quando desenvolve atividades lúdicas orientadas, o jovem coloca em prática os Ps anteriores. Além disso, compreende-se que a criatividade funciona como um músculo: com exercício, se desenvolve; sem exercício, fica limitado ou atrofiado. Com isso, o pensar brincando é um dos exercícios para desenvolver a criatividade das crianças de modo mais lúdico.

A criatividade é um ponto central, que visa fazer a criança se desenvolver em diversos aspectos.

Ao mesmo tempo em que trabalha sua criatividade, a criança também está empenhada na construção de sua autoconfiança e autoestima, na capacidade de desenvolver pensamento convergente e divergente, no estímulo à colaboração e ao desenvolvimento da resiliência, na capacidade de lidar com problemas e de propor soluções para eles, de ter um pensamento crítico e reflexivo, entre outras tão importantes.

Isso sem contar que o aprendizado de conhecimentos formais também é potencializado quando eles são trazidos de forma contextualizada, interativa e interessante para o aluno.

A criatividade é muito importante no desenvolvimento da personalidade e até no caráter de cada indivíduo. Por isso, fique atento ao ambiente escolar e desempenho dos professores de seu filho, aqui nós focamos 100% no singular de cada um dos alunos.

Tags:
No Comments

Post A Comment