A importância do lazer e da recreação para o aprendizado na educação Infantil

A importância do lazer e da recreação para o aprendizado na educação Infantil

Você já parou para pensar sobre o quanto brincar, se divertir e ter momentos de lazer durante o dia fazem bem para o seu filho e como isso os faz crescer?

O aprendizado está presente em todas as fases da vida. O contato com o meio nos permite compartilhar e criar experiências, como consequência adquirimos conhecimentos de diferentes níveis, e a partir daí se desenvolve a essência de cada criança.

A escola é uma ferramenta muito importante nesse processo. É nela que a criança tem o primeiro contato com o diferente, e a partir dessa vivência o aluno passará a desenvolver o seu lado criativo e participativo, consequentemente melhorando o seu nível de aprendizado e assimilação.

Há inúmeras maneiras de desenvolver a mente de uma criança, principalmente no ensino infantil e uma delas, talvez a mais importante, é através do brincar. O ato de brincar desenvolve a socialização em grupo, a motricidade, criatividade, interação e habilidades para realização de atividades lúdicas e menos estruturadas.

É notável para pais e educadores que as atividades lúdicas, tanto no ambiente escolar quanto dentro de casa, promovem uma integração que gera prazer e dinamismo, desenvolvendo aspectos afetivos, cognitivos e sociais.

As brincadeiras e dinâmicas são ferramentas importantes, quando utilizadas de forma correta, para auxiliar na formação das ferramentas cognitivas e no raciocínio lógico da criança. O estímulo através de algumas atividades de lazer e recreação permite criar, testar e desenvolver suas capacidades, além de descobrir nesse momento grande parte do seu potencial.

Trabalhar o lazer e a recreação com crianças possibilita vivências que contribuirão tanto para o desenvolvimento físico, quanto para o intelectual. Esse é o trabalho do Colégio Graphein, estimular o desenvolvimento não só pela parte intelectual, mas também pela diversão de seus alunos do ensino infantil.

 

Tags:
No Comments

Post A Comment