Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A Organização Mundial da Saúde (ONU) declarou em 2007 o dia 02 de Abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em inglês World Autism Awareness Day.

Todos os anos nesta data, os cartões postais em todo o mundo se iluminam com a cor azul. Aqui no Brasil, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro chamou a atenção para a conscientização sobre o assunto.

Em 2020 e 2021 a campanha nacional para o Dia Mundial do Autismo tem como tema central o ‘Respeito para todo o espectro’. Diga não ao preconceito, vamos nos conscientizar sobre a importância do cuidado e da empatia com cada pessoa, somos únicos e especiais.

 

O autismo – TEA: Transtorno do Espectro Autista

Trata-se de uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento.

Não existe apenas um tipo de autismo, mas alguns subtipos, que se manifestam de uma maneira única e diferente em cada indivíduo. Por este motivo utiliza-se o termo “espectro”, pelos vários níveis de que se tem registro — há desde pessoas com condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas totalmente independentes, muitas vezes nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

Aqui, nós e a comunidade envolvida convidamos você a celebrar a data e fazer um post especial usando a #RESPECTRO nas redes sociais.

O Colégio Graphein luta diariamente pela singularidade de vida e de aprendizado de cada um de seus alunos, vem com a gente!

 

Tags:
No Comments

Post A Comment