A importância do olhar singular na confecção dos materiais didáticos

A importância do olhar singular na confecção dos materiais didáticos

“A criança é uma máquina de digerir novidades, assimilando qualquer mudança do seu meio. Daí partindo para novas experiências se o ambiente for propício. “ (Jerome Kagan, da Universidade de Harvard).

A aprendizagem durante o período escolar é um processo de transformação constante de comportamento, frente a estímulos em aulas expositivas, processo de leitura e tudo que acontece em seu entorno.

O material didático acompanha o aluno em todo o seu caminho, e aqui está a importância de uma boa seleção dentre os disponíveis no mercado.

Cabe a escola e aos professores trabalharem com materiais que sejam condizentes com a dinâmica que a escola aplica com seus alunos, com a forma singular de ensinar e tratar as dificuldades de aprendizado de cada um.

Não tornar o processo de aprendizado uma fórmula limitada, em que todos aprendem da mesma forma, afinal, cada aluno tem o seu tempo de assimilação e aprendizado.

Os principais pontos na hora da escolha do material são:

  • Adaptação

O ensino diário junto com o vínculo de cada aluno com seu professor, deve ser notado na sala de aula, bem como as necessidades e o grau de desenvolvimento de cada um, levando isso em consideração deve haver a liberdade para adaptar e readaptar o plano de ensino, favorecendo um material mais dinâmico.

  • Gosto pela leitura

No Infantil, apesar de os alunos ainda não estarem alfabetizados, o estímulo à leitura é muito importante. Isso é possível por meio de atividades que envolvam histórias, poemas, música, teatro ou até mesmo jogos eletrônicos, fazendo com que a criatividade das crianças seja aflorada.

  • Interatividade

 Jogos, animações, desenhos e atividades interativas são essenciais para todo material didático atual. Na geração dos jogos e da internet essas ferramentas conseguem rapidamente chamar atenção dos alunos, justamente por serem algo tão presente em seu cotidiano.

  • Materiais complementares

 Além do livro deve-se considerar um material didático que venha acompanhado de recursos extras para o enriquecimento da aula, para que ela se torne o mais dinâmica e ambientada possível.

O Colégio Graphein leva em consideração todos os pontos levantados para a escolha dos materiais didáticos que irão auxiliar na construção das atividades e propostas.

 

Tags:
No Comments

Post A Comment