A importância das vacinas

A importância das vacinas

Um assunto que anda muito em alta nos últimos tempos são as vacinas, devido à COVID-19, mas as vacinas estão presentes nas nossas vidas desde o nascimento, momento em que são exigidas diversas doses para proteger a vida do recém-nascidos.

Tomar vacina é a melhor forma de se proteger de uma série de doenças, que podem vir a ser graves, e também de suas complicações, que em alguns casos podem até levar a morte.

Além disso, o fato de não se vacinar não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a saúde de familiares, e da sociedade como um todo, o que faz com que a circulação de doenças aumente.

Grande parte das doenças podem ser prevenidas com as vacinas, já que a transmissão ocorre quando há contato com pessoas doentes ou mesmo com objetos contaminados, dessa forma, se uma pessoa é infectada ela pode transmitir para outros que ainda não foram imunizados.

 

Vacina: doses seguras e eficazes

As vacinas são criadas a partir de microorganismos da própria doença que irá prevenir. Mas, o que todos precisamos saber é que esses microorganismos estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que nosso corpo não desenvolva a doença, mas sim fique totalmente preparado para combatê-la, caso tenhamos contato com ela.

Todas as vacinas liberadas são amplamente testadas nas fases de avaliação antes de chegarem aos pontos onde são aplicadas. A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no caso do Brasil é responsável pelos registros.

Não hesite, vacinem-se! O cuidado com a saúde é fundamental em todas as fases da vida.

No Comments

Post A Comment