Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje é um dia mais do que especial, dia de conscientização. 03 de Dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma data instituída pela ONU em 1992, com um objetivo central, o de conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta.

É sempre importante ressaltar que, apesar de qualquer tipo de deficiência, seja ela intelectual ou física, as pessoas com deficiência não são menos capazes do que qualquer outra pessoa e, que dessa forma possuem direitos e deveres assegurados.

Vamos as definições, o que é deficiência?

 De acordo o Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência pode ser definida como:

“toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

A deficiência pode ser classificada em:

  • física,
  • auditiva,
  • visual,
  • mental,
  • múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas. 

 

Segundo a Organização das Nações Unidas, cerca de 10% de todas a população mundial apresenta algum tipo de deficiência.

As pessoas com deficiência necessitam de maior atenção por parte do governo, tanto no que se refere à acessibilidade e inclusão em geral na sociedade. Outro fato importante é a educação para dar a eles uma oportunidade no mercado de trabalho, sendo qualificados, a deficiência não será um impedimento.

O Colégio Graphein comemora esse dia com alegria e com a esperança de que haja muito mais inclusão e aceitação pela população, assim como já existe dentro do ambiente escolar, com amor, carinho e respeito a qualquer tipo de diferença.

 

 

 

No Comments

Post A Comment