Dia Nacional da Alfabetização

Dia Nacional da Alfabetização

Dia Nacional da Alfabetização

Dia Nacional da Alfabetização

Hoje, 14 de Novembro, celebra-se o Dia Nacional da Alfabetização, cuja data foi definida em 1966, pelo Governo Federal.

Esse dia possibilita uma reflexão importante sobre o analfabetismo, que felizmente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está diminuindo consideravelmente nos últimos quinze anos.

Os dados mostram que 13 milhões de brasileiros ainda não tem condições de ler ou escrever, dados que preocupam e indicam a urgente necessidade de melhorias no ensino público do país e um olhar responsável para a Educação.

No ambiente escolar, as crianças aprendem as técnicas de leitura, e a decifrar esse código que é nossa língua mãe, o português, mas nem sempre se aprende a compreender o que se lê, esse fenômeno é chamado de analfabetismo funcional, que apesar de dominar a técnica em si da leitura não há compreensão dos textos, e sem essa compreensão da leitura não ocorre o desenvolvimento intelectual, limitando a assimilação das informações transmitidas.

Aqui é importante ressaltar que não basta apenas letrar as crianças em idade escolar, é necessário que a alfabetização ultrapasse as barreiras da escola e o incentivo à leitura pode ser uma das estratégias, fazendo com que faça parte do cotidiano das crianças e dos indivíduos como um todo, favorecendo o desenvolvimento da criticidade e reflexão.

O Dia Nacional da Alfabetização nos faz refletir sobre a importância dessa etapa e como ela é essencial na formação intelectual das nossas crianças e que perdurará durante toda sua vida.

Incentive a leitura e as diversas outras atividades que favoreçam a alfabetização, e comemore esta data na companhia de um bom livro!

No Comments

Post A Comment