Dia Nacional da Língua Portuguesa

Dia Nacional da Língua Portuguesa

Dia Nacional da Língua Portuguesa

Dia Nacional da Língua Portuguesa 

Tivemos este mês, no dia 5 de Novembro, a comemoração do Dia Nacional da Língua Portuguesa. Uma data recheada de cultura e que foi instaurada no Brasil em homenagem ao escrito Ruy Barbosa, um dos principais defensores da língua portuguesa em terras brasileiras, pela Lei nº 11.310 em 2006.

O português chegou no Brasil durante o período de colonização e ao chegar se misturou com os dialetos indígenas, do povo que aqui já vivia. Por este motivo, a mesma língua é falada de formas diferentes dependendo da região do país em que se esteja.

A Língua Portuguesa é o idioma oficial em oito países: Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste. E o nosso português traz consigo a identidade do povo e a cultura que temos em solo brasileiro.

Nosso país conta com uma grande homenagem à língua mãe, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Mas, em 2015 por conta de um incêndio o museu foi fechado e está em fase de obras para sua reabertura, a reinauguração estava marcada para Junho de 2020, mas devido a pandemia foi adiado sem nova data para receber o público.

Esta data tem como objetivo incentivar desde as crianças até os idosos a aprenderem sempre mais sobre a língua, estimular as crianças a lerem, a conhecerem os autores brasileiros e a conhecer essa língua tão rica.

O estímulo da leitura é muito importante, pois a leitura abre portas para um mundo imaginário que leva à criatividade!

O Colégio Graphein vê o estímulo da leitura como algo muito enriquecedor na aprendizagem e como ferramenta de construção de cidadãos íntegros, inteligentes e cultos.

No Comments

Post A Comment