O papel da escola na formação do cidadão

O papel da escola na formação do cidadão

O papel da escola na formação do cidadão

A escola é um lugar especial que fica guardado no coração de todos nós, e é também uma fase de muitos ensinamentos, mas é comum ter dúvidas sobre qual é o papel da escola na formação do cidadão, assim como na sociedade.

A escola é um local que deve proporcionar aos alunos a possibilidade de viver experiências com o objetivo de conhecerem a vida como realmente é, assimilar e vivenciar o respeito ao próximo, a justiça e a solidariedade. 

São princípios democráticos que precisam ser ensinados desde a infância para que cada indivíduo possa colocar isso em prática em suas vidas e com as famílias, além disso, inclui todo o processo educacional, para que saiba ouvir e falar, afim de que todas as opiniões e visões sejam escutadas e levadas em consideração.

Com isso, cada um irá entender o seu espaço na sociedade, para que as atitudes positivas sejam reconhecidas, mas também as negativas sejam assimiladas e mediadas.

Isso é de extrema importância para o desenvolvimento da personalidade e do caráter de cada cidadão, cada ato tem uma ação e uma consequência, e com isso os alunos aprendem o valor das ações e do respeito mútuo ao próximo.

A escola como instituição deve incentivar todo tipo de experiência aos seus alunos, diálogos, sentimentos e acesso a cultura, um aprendizado rico em vivências, para que cada um dos educandos crie seu próprio senso crítico e com isso seja capaz de contribuir para melhorar a comunidade e também a sociedade como um todo, com tudo que foi aprendido na escola.

E esse processo de aprendizado e formação é feito em conjunto com a família, e é importante que esta esteja sempre em parceria com a escola.

O Colégio Graphein está aqui para ensinar e desenvolver no seu filho um cidadão de bem e pronto para a sociedade.

 

No Comments

Post A Comment