Outubro Rosa: O cuidado com a saúde da mulher

Outubro Rosa

Outubro Rosa: O cuidado com a saúde da mulher

Outubro é o mês escolhido para reforçar a importância do cuidado e prevenção das doenças nas mulheres, em especial o câncer de mama.

O movimento foi criado no início dos anos 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo central de disseminar informação sobre o assunto e principalmente conscientizar sobre a doença.

Com informação adequada, cada mulher irá saber como cuidar da sua saúde, o que fazer e qual profissional buscar, a fim de contribuir para a redução da mortalidade.

Muitas empresas, instituições e governo adotam essa campanha, incentivando as mulheres a realizar os exames, com o foco central de prevenção, pois no estágio inicial a doença é assintomática, e somente com os exames é possível diagnosticá-la.

Outro ponto sempre trabalhado na conscientização é o autoexame, cada mulher, independente da idade, deve realiza-lo periodicamente, o ideal é fazê-lo uma vez por mês, de 5 a 7 dias após a menstruação.

Além disso, observar e estar atenta a qualquer mudança no seio. Alguns indícios são: pele grossa, nódulos, covinhas nas mamas, mamas vermelhas e quentes, secreções, feridas, caroços elevados, veias crescentes, mudança no formato ou tamanho e aspecto de casca de laranja.

O câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que “ataca” o tecido mamário, e segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, é um dos tipos mais comuns. E ocorre quando há uma alteração em alguns trechos de DNA, fazendo com que as células se multipliquem com a doença o que gera os cistos.

A mamografia

De acordo com o Instituo Oncoguia, quanto antes o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura, aproximadamente 95% dos casos identificados em fase inicial tem possibilidade de cura. A mamografia é o principal exame para detectar esse tipo de câncer, tornando-se imprescindível ser realizado anualmente.

O Colégio Graphein tem como objetivo levar informação ao maior número de pessoas.  Mães, tias, avós, irmãs, a prevenção é a melhor forma de se cuidar. Se você ainda não fez os seus exames anuais, aproveite esse mês de conscientização e faça, além disso, compartilhe esse conteúdo com o maior número de mulheres possível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Comments

Post A Comment