Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Hoje é um dia de reflexão sobre a importância da inclusão social, em 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Mas, por que esse dia foi escolhido?

21 de setembro é uma data próxima ao início da primavera, estação das flores e das cores, fazendo uma relação com o nascimento e renovação da luta diária das pessoas com deficiência.

Esta data tem uma grande importância para a sociedade, é um tema que deve estar sempre em pauta para que todos tenham acesso aos mesmos direitos, e para que possamos garantir a integralização sem qualquer tipo de preconceito.

Pessoa com deficiência

De acordo com a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Segundo os dados do Censo 2010, feito pelo IBGE – Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil há mais de 45 milhões de pessoas com deficiência.

Sempre é pertinente lembrar que a deficiência não é nenhum tipo de doença, e sim uma condição do indivíduo, por isso, todo indivíduo independente de sua condição merece o respeito de todos e da sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

No Comments

Post A Comment