Dia Internacional da Alfabetização

Dia Internacional da Alfabetização

Dia Internacional da Alfabetização

Hoje, 8 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização, criado com o objetivo de levantar questões sobre a importância do tema e promover sua discussão em todo o mundo, levando em conta principalmente os países com altos índices de analfabetismo. 

Tanto para adultos quanto para crianças o acesso ao conhecimento, cultura, e à leitura muda o rumo da vida dos indivíduos e do país, a alfabetização abre oportunidades que melhoram as condições de vida, permitem o acesso ao mercado de trabalho e o desenvolvimento de uma carreira, é a estrutura para a construção do nosso futuro.

Quando pensamos em números, O Brasil tem pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas (6,8% de analfabetismo). No mundo, mais de 750 milhões seguem nessa situação. Em 2018 apenas treze estados brasileiros chegaram a meta de reduzir o analfabetismo estipulada para o ano de 2015. O número baixo contribui para que o Brasil ainda não tenha atingido a meta parcial de reduzir para 6,5% a taxa de analfabetização. A meta final do Plano Nacional de Educação é erradicar o analfabetismo até 2024. 

O desafio do Brasil ainda é grande, alfabetizar e levar conhecimento para todos os cantos do país para reduzir as injustiças sociais, tornando cada pessoa capaz de ler ou escrever o próprio nome, dando a cada uma delas mais dignidade.

O Colégio Graphein traz assuntos importantes de serem debatidos na sociedade, incentive sempre a leitura, a alfabetização pode mudar a vida de todos.

 

 

No Comments

Post A Comment