Como garantir o aprendizado online, quando é algo tão novo?

aprendizado online colégio graphein

Como garantir o aprendizado online, quando é algo tão novo?

Em cinco meses, o avanço dos casos de Covid-19 fez com que o Brasil entrasse em alerta máximo, o isolamento social foi implantado e então as escolas fecharam as portas, mas o aprendizado não pôde parar.

Foi hora de se reinventar, alunos, famílias e professores tiveram de se adaptar ao aprendizado on-line. As plataformas digitais se tornaram fortes aliadas nessa nova jornada, tornando possível e viável, para que os estudantes não fossem prejudicados e privados de adquirir novos conhecimentos longe do espaço físico da escola. Além disso, houve a possibilidade de se contabilizar a carga horária das aulas.

E uma das questões importantes sobre o assunto é “Como garantir o aprendizado online, quando é algo tão novo? “

Estratégias estão sendo usadas para favorecer o aprendizado de crianças e adolescentes durante o ensino EAD, alguns exemplos são:

  • Conteúdos sólidos e dinâmicos, focando no desenvolvimento pessoal e intelectual do aluno,
  • Conteúdos motivadores e vinculados aos centros de interesse do aluno,
  • Utilização de jogos e o universo digital;
  • Singularidade na educação, neste momento o aprendizado de cada aluno precisa ser visualizado com acompanhando com um olhar único e singular.
  • Flexibilidade de horários e de entregas,
  • Exercícios interativos.

Aos mais novos, do ensino infantil e fundamental I:

  • Estímulos por meio de brincadeiras dentro de casa com a família,
  • Lazer através de atividades educacionais,
  • Sugestões para os pequenos se aventurarem na cozinha.

Além dos itens citados acima, a melhor forma de garantir o aprendizado dos estudantes é observar o desempenho do aluno através do engajamento, seja pela presença na aula online, participação, questionamentos, execução das tarefas solicitadas durante e pós-aula, e até mesmo pelo interesse pela disciplina, bem como suas dificuldades e pontos fortes.

Em tempos de mudança sair do comum foi necessário, e fez toda a diferença ter profissionais competentes e antenados à tecnologia para proporcionar aos alunos aulas, atividades e conteúdos que alcançassem a aprendizagem.

No Comments

Post A Comment