Dia da infância – A importância de ser criança

dia da infância colégio graphein

Dia da infância – A importância de ser criança

24 de agosto é considerado o Dia da Infância, trata-se de um convite a toda sociedade para colocar a infância como prioridade. A data foi criada pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com o objetivo de promover uma reflexão sobre as condições de vida das crianças de todo o mundo.

A Declaração Universal dos Direitos das Crianças expõe que toda a criança tem direito a alimentação, educação, lazer, liberdade, um ambiente familiar e saúde adequados. Elas também devem ser protegidas da discriminação, exploração, violência e negligência.

Em um mundo em que todos os dias vemos notícias de todos os tipos, é importante que as crianças tenham a oportunidade de realmente serem crianças durante a infância. Com a correria do dia a dia, em tempo normais, as crianças acabam tendo muitas atividades a serem feitas para preencher o tempo, seja dentro ou fora da escola.

Mas, nunca se pode esquecer que ser criança é ter tempo para brincar, tempo de novas descobertas, que devem ser comemoradas, por menores que sejam, tempo de ter atenção, carinho e cuidado.

É um tempo precioso, que passa muito rápido, é importante ter cuidado para não atropelar esse tempo, fase em que há o desenvolvimento pessoal, desencadeando as potências individuais.

Há brincadeiras que simulam as situações do cotidiano, da vida, família e da sociedade como um todo, o que permite que as crianças conheçam as emoções e se expressem, além disso, o brincar é uma forma de encarar medos, angústias, agressividade e de a própria criança resolver seus “problemas”.

Exemplificando, atividades que estimulam a concentração, a lógica, criação de estratégias e autoconfiança como: jogo da memória, quebra-cabeça e xadrez e, brincadeiras que visam a coordenação motora e noção de espaço como: esconde-esconde, queimada e pega-pega.

O Colégio Graphein apoia o Dia da Infância, para que cada criança tenha o direito de viver cada fase da vida em seu devido tempo.  Estimule seu filho, e aproveitem juntos essa fase tão gostosa!

Tags:
No Comments

Post A Comment