Dia do Folclore

dia do folclore colégio graphein

Dia do Folclore

Hoje, 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore, data criada com o objetivo de incentivar os estudos sobre o tema, além de preservar o acervo do folclore brasileiro.

A data celebrada internacionalmente foi criada em 1846, quando foi inventado o termo em inglês “folklore” pelo escritor inglês William John Thoms, que uniu as palavras “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir todo tipo de fenômeno cultural típico de culturas populares tradicionais de cada nação.

De acordo com John Thoms o termo em si significa “saber tradicional de um povo”.

Nesta data, vamos relembrar os elementos do folclore brasileiro, como na parte de festas podemos citar a festa junina, relacionado a dança podemos abordar o frevo, o maracatu, o baião, o forró e a catira. Entre os personagens das lendas tradicionais do nosso país os mais lembrados são saci, curupira, Iara, o boto cor-de-rosa, a mula sem cabeça, o boitatá e o negrinho do pastoreio.

A data também é importante para enaltecer a cultura brasileira desde cedo nas crianças, mostre ao seu filho elementos do folclore e deixe florescer a imaginação.

Tags:
No Comments

Post A Comment