Agosto Dourado: Mês do aleitamento materno

Agosto Dourado

Agosto Dourado: Mês do aleitamento materno

Agosto Dourado: Mês do aleitamento materno

 

Agosto Dourado é o mês que levanta uma questão importante para a vida das crianças, mães e famílias inteiras, o aleitamento materno. A cor escolhida para o mês tem alusão a definição da Organização Mundial de Saúde – OMS – para o leite materno, já que se trata de um alimento padrão ouro para a saúde dos bebês, de maneira sublimar traz a riqueza para o bebê, em nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

 

Em 2020 o tema da campanha é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, o foco é abordar o impacto da alimentação infantil no meio ambiente e diante das mudanças climáticas, para dessa forma promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde da população como um todo, e na saúde do planeta.

 

A Organização Mundial de Saúde sugere às famílias que o leite materno seja fonte de alimentação dos bebês por pelo menos dois anos, e de maneira exclusiva por pelo menos seis meses.

 

O leite materno é o melhor alimento que pode ser oferecido, já que promove a microbiota intestinal saudável, também protege contra mortes infantis causadas por doenças infecciosas, podendo prevenir mais da metade dos episódios de diarreia, além de diminuir sua gravidade.

 

A parte respiratória também pode ser prevenida com a ingestão do leite materno, incluindo otite média aguda, nos dois primeiros anos de vida, ainda há ainda a diminuição da prevalência de rinite alérgica nos primeiros cinco anos de vida e eczema nos primeiros dois anos de vida.

 

Além de todos os benefícios citados para o bebê, a mãe que amamenta também apresenta menor risco de ter câncer de mama, endométrio e ovário, assim como menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, e recorrência de enxaqueca no primeiro mês pós-parto, no caso de ser a alimentação exclusiva.

 

Pouco se fala sobre o assunto e é preciso conscientizar a todos, e a cada família da importância do leite materno para o desenvolvimento e proteção contra infecções dos bebês.

No Comments

Post A Comment